Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Pensão Por Morte

Idade limite para dependentes universitários.

há 6 anos

Até pouco tempo, era prática usual dos advogados recorrerem à analogia, do Art. 35, § 1º, da Lei n. 9.250/95 (legislação que trata do imposto sobre a renda), para requerer que a pensão por morte fosse mantida enquanto o dependente estivesse cursando o ensino superior, devendo o benefício cessar quando o mesmo completasse os 24 (vinte e quatro) anos de idade. No entanto, a matéria foi uniformizada no âmbito dos Juizados Especiais Federais no sentido de que a pensão previdenciária disciplinada pela Lei n. 8.213/91 é devida apenas até os 21 (vinte e um) anos de idade (súmula nº. 37 da TNU).

  • Publicações11
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações298
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pensao-por-morte/533378140

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Apesar da divergência entre alguns juízes de piso, mormente nos juizados federais, o princípio da preexistência do custeio veda qualquer extensão de benefício sem a existência de custeio, bem como ausência de previsão legal, não podendo o judiciário atuar como legislador. Conforme citado no texto,a Lei 8.213/91 não prevê extensão da pensão por Morte em caso de idade acima de 21 anos, excetuando apenas quando tratar de incapaz. continuar lendo